Passo A Passo Convite DIY Navy da Verona

O DIY é uma moda que muitas e muitas pessoas vêm aderindo por causa da economia e customização que pode trazer para o grande e tão sonhado dia. Encontrei esse lindo convite no Pinterest e além de ser lindo, ele é fácil de customizar, podendo ser utilizado para um convite para casamento durante o dia ou durante a noite, veja só:

DIY convites de casamento

Procurando por referências de tamanho, como fazer, encontrei nesse site aqui o passo a passo para fazê-lo. Pena que é em inglês.... 

Pena nada! Nós estamos aqui para traduzir para você e trazer o que você precisa para confeccionar. Vamos lá?

Materiais:

  • Papel (recomendamos uma gramatura entre 150 a 180 gramas) em branco com o tamanho 220 x 135 mm
  • Fita de cetim dupla face 25mm
  • Papel (gramatura 150 gramas) tamanho 100 x 130 mm. Recomendamos a cor marfim, mas isso fica a seu critério. 
  • Tesoura
  • Estilete
  • Cola ou dupla face

Como fazer:

Passo 1 - prepare a base

Bom, no site que indicamos acima você pode comprar todos esses materiais (com exceção da tesoura), o papel externo já vem cortado e com os detalhes. Como aqui não disponibilizamos desse jeito, você terá que customizar isso. Como vamos fazer? 
Pegue o papel externo, que é o de medida 220 x 135 mm e siga as medidas:

Base para o convite Navy. 
 Calma, vamos explicar!

  • No comprimento do convite, meça 5,5 cm da ponta para o meio e marque. Faça isso dos dois lados. A linha laranja mostra onde você vai dobrar o seu convite, para formar a "janelinha" característica dele. 
  • Meça um centímetro da ponta para o meio e marque. Nessa marca de 1 cm é onde vamos fazer um furo com o estilete para que a fita de cetim passe para fora. Só que o furo com o estilete você vai fazer assim: na linha de 1 cm, meça com a régua 5,5 cm para cima e depois meça, lá de cima, 5,5 cm para baixo. 
  • O que vai sobrar é a parte que contém uma "chave", que são os 2,5 cm da fita de cetim que vão passar. Corte com o estilete apenas esses 2,5 cm!
  • Faça a mesma coisa na linha que dobra, ou seja, corte com o estilete na área marcada com a chave. 


Ao imprimir essa parte, você pode customizar a parte externa também. A graça do convite é o lindo laço que ganha destaque total, mas se você quiser customizar, fique a vontade!

Passo 2 - faça o convite "bruto"

Convite "bruto", que isso?
Pois bem, pegue o papel 100 x 130 mm e elabore a arte do seu convite. Fique a vontade e utilize a imaginação, existem muitos modelinhos para você copiar. Deixamos aqui um modelo para base bem minimalista:

Ideias de convites DIY
Modelo de convite minimalista para parte interior do convite Navy. Use a criatividade! 

Passo 3 - hora de montar!

  • No site original, a moça pede para que se corte entre 90 a 100 cm para cada convite. Eu sinceramente achei um exagero! Logo abaixo tirei foto do convite que eu fiz para ilustrar à vocês e nele eu usei 70 cm de fita. 
  •  Coloque o papel externo numa mesa limpa e reta e passe a fita cetim entre os 4 furos. Comece de um lado, com a fita para fora, depois, entre os dois primeiros furos ela fica para dentro, depois ela sai de novo até que, do outro lado, ela fique para fora, assim:
Parte interna: (imprimi com o molde para ficar mais fácil de ver, usei um cetim mais fino, mas confesso que o de 25 mm fica muito mais charmoso! Também usei sulfite comum para imprimir, então se você usar a folha mais grossa fique despreocupado que essas dobrinhas na folha não existirão)
Passo a passo convite de casamento
Essa é a parte externa (atrás do papel), com um papel mais grosso (150 gr)




  • Cole o convite bruto no meio da parte interna da folha. O convite será um pouco menor que a parte total interna central do convite, então mire no meio para que fique certinho. Cuidado!  Se for usar cola, não exagere na quantidade, passe apenas o necessário para fixar o convite do papel externo
  • Dobre o que precisa ser dobrado.
  • Para fazer o laço, conte com a ajuda de alguém que saiba fazer laços (risos). Brincadeira, laços não são difíceis, se feitos com carinho podem até imitar os laços que fazemos em nossos tênis. Veja uma tentativa minha de fazer um laço (risos). Sou péssima com laços, mas se eu consegui, você vai conseguir também!

Pronto! Vale lembrar que eu utilizei um cetim bem mais fino que o de 25 mm, por isso que o laço ficou assim, mais fininho, mas fala sério, to apaixonada!



Mas é um convite simples, fácil de fazer e extremamente charmoso! Com certeza seus convidados ficarão deslumbrados com um convite com tanto encanto quanto esse. 

Deixo aqui, para terminar, um vídeo rápido, de 40 segundos, mostrando como fazer um laço parecido com o do convite original, você pode se basear nele! 


Então se você for fazer esse convite, não esquece de mostrar pra gente depois! Você pode postar no instagram com a HashTag #diariodanoivacriativa
Vamos amar ver seu convite!

Aliás, você já está nos seguindo no G+, no Pinterest e no Instagram? Não? Poxa, então só clicar no botões que você vai nos encontrar por lá.

Beijinhos!

       

Comentários

9 comentários:

  1. Amei <3 É uma ideia linda que quero muito botar em prática, obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Esse é um dos meus convites favoritos 😍😍 se fizer manda pra gente a foto que colocamos aqui! Beijinhos

      Excluir
  2. Olá! Vocês têm esse modelo de convite ja pronto para venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lethícia! Infelizmente ainda não temos! A intenção da postagem foi realmente mostrar como é o passo-a-passo. Mas você nos deu uma ótima ideia, podemos começar a pensar sobre a distribuição desse produto em forma física. Infelizmente no momento não poderemos corresponder suas expectativas :( Abraços!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ixi... a fonte que está na primeira foto ou a que usamos no "molde"?

      Excluir
  4. Uma dúvida, não vi envelope, onde coloco o nome do convidado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No modelo original, em inglês, estava escrito assim

      "Convidam

      ________________ (nome do convidado)

      Para a cerimonia... "

      Mas quando fiz, achei que ficaria desgastate editar arte por arte colocando o nome dos convidados. Uma sugestão é escreve nome do convidado a lapis na parte de trás do envelope.

      Já recebi vários convites assim, acredito que seja uma boa alternativa.

      Excluir

Voltar
ao topo